Angatuba, sábado, 02 de julho de 2022 Telefone (15) 3255-9500

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Junho de 2021

Proteção das águas e da biodiversidade

A proteção das águas e da biodiversidade é um dever de toda a sociedade!

Proteção das águas e da biodiversidade

A proteção das águas e da biodiversidade é um dever de toda a sociedade!

A água é um recurso fundamental para a manutenção da vida e dos ecossistemas, entretanto as ações do homem vem colocando esse recurso em risco, seja pela contaminação ou pelo seu uso indiscriminado. Um  outro fator que vem alterando a disponibilidade deste recurso está atrelado ao aquecimento global, que vem alterando o ciclo hidrológico e consequentemente os padrões de chuvas.

Com isso surge a necessidade de movimentar ações de proteção, dentre elas a recuperação de nascentes, captação e tratamento adequado da água, como também ações que podem ser desenvolvidas por todos, sendo elas evitar poluir o meio ambiente e fazer o uso racional da água.

O Brasil é um país rico em biodiversidade, essa variedade é explicada pela extensão territorial e pela condição climática do país. A biodiversidade apresenta valores sendo eles ecológicos, científicos, genéticos, sociais e culturais. Esses valores estão atrelados ao fato de cada espécie possui um papel fundamental no ecossistema, e a sua ausência ocasiona um impacto negativo em todo ecossistema.

A fauna e a flora se encontram constantemente ameaçadas, seja pela exploração dos recursos naturais, pela pressão da expansão de fronteiras agrícolas, pela diminuição dos habitats naturais e pelo crescimento acelerado das cidades.

O nosso município conta com uma grande diversidade de espécies de importância ecológica, entretanto algumas delas merecem nossa atenção, sendo elas o Mico-Leão-Preto, Lobo-Guará, Tamanduá-Bandeira, entre outras.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Angatuba acredita que a educação ambiental é a chave para educar e conscientizar sobre a importância de se preservar as águas e a biodiversidade.

“Não existem problemas ambientais, existem apenas sintomas ambientais de problemas humanos.”

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/06/2022

Portal atualizado em: 01/07/2022 15:20:31