CURIOSIDADES SOBRE O TUCANO-TOCO (Ramphastos toco)

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 03 de Agosto de 2021


CURIOSIDADES SOBRE O TUCANO-TOCO (Ramphastos toco)

Nome popular: Tucano-toco, tucanuçu;

Nome científico: Ramphastos toco;

Características da espécie:O tucano-toco é pertencente à família dos Ramphastidae, possui um comprimento de até 55 cm e pode chegar a pesar até 600 gramas. Esses animais não possuem dimorfismo sexual, e sua principal característica marcante é o bico alongado alaranjado, que pode chegar a medir 20 cm;

Habitat e distribuição geográfica:Esses animais possuem uma ampla distribuição no território brasileiro, encontrada principalmente em dosséis da Floresta Tropical da América do Sul do bioma do Cerrado e da Mata Atlântica. 

Alimentação:Esses animais possuem uma alimentação baseada em frutas, insetos e artrópodes, entretanto podem se alimentar de ovos de filhotes de outras aves. 

Reprodução:Esses animais se reproduzem no final da primavera. O ninho é construído no alto dos troncos das árvores, ocas ou em buracos, ou até mesmo em barrancos ou cupinzeiros. As fêmeas depositam de 4 a 6 ovos dentro do ninho o qual  fica incubado de 16 a 18 dias. O casal reveza para chocar os ovos, e o macho se compromete a alimentar a fêmea neste período. 

Estado de conservação:Não se encontra ameaçado no momento. 

Prefeitura Municipal


Angatuba